segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tomar - Aves Templárias

Surgiu recentemente no facebook um grupo denominado "Aves Templárias - Tomar", sendo seu fundador e administrador, Luís Costa Teixeira.

Este projeto surge no âmbito de dar a conhecer Tomar numa vertente diferente e sua fauna. Apesar de ainda muito no início do projeto, este já teve várias críticas positivas por parte de algumas pessoas, entre eles fotógrafos. Conta também já com algumas imagens de espécies diferentes, mas ainda longe das existentes no concelho.

No Convento de Cristo é possível conhecer a sua fauna e flora, na sua página

Na página "Aves de Portugal", a mais completa página de aves, encontra-se um artigo que fala de Tomar e sua fauna, transcrito na íntegra abaixo:

"A cidade templária, rica em história e tradição, apresenta ao visitante uma variedade interessante de aves. A passagem do rio Nabão pelo centro da cidade e a existência de grandes manchas verdes (Ilha do Mouchão e Mata Nacional dos Sete Montes) são factores determinantes para que isso aconteça. Por ser uma cidade bastante movimentada as aves estão habituadas à presença de pessoas, deixando-se observar facilmente. Nos arredores da cidade, encontram-se alguns locais de uma beleza singular, o Agroal é um exemplo disso.

Aves aquáticas: pato-real, mergulhão-pequeno, corvo-marinho-de-faces-brancas, goraz, garça-real, galinha-d’água, borrelho-pequeno-de-coleira, gaivota-d’asa-escura, guarda-rios

Grandes aves terrestres: cegonha-branca, milhafre-preto, águia-cobreira, gavião, águia-calçada, peneireiro-vulgar, ógea, falcão-peregrino, pombo-torcaz, bufo-real, andorinhão-preto, abelharuco, pica-pau-galego

Passeriformes: andorinha-das-barreiras, andorinha-das-rochas, alvéola-cinzenta, alvéola-branca, carriça, rouxinol-comum, pisco-de-peito-ruivo, rabirruivo-preto, melro-azul, rouxinol-bravo, felosa-do-mato, toutinegra-de-barrete-preto, estrelinha-real, picanço-barreteiro, gaio, lugre, bico-grossudo

Visita:
Deixe o carro à entrada da cidade (existe um grande parque de estacionamento perto do terminal rodoviário) e passeie a pé. Aproveite para visitar a Mata Nacional dos Sete Montes, a entrada é junto ao Posto de Turismo. O percurso ao longo deste belo jardim na Primavera permite-lhe ouvir e ver várias espécies de passeriformes comuns: a carriça, o pisco-de-peito-ruivo, o tentilhão e o chamariz. Outras serão mais difíceis de observar, o bico-grossudo é uma delas, pois é muito discreto e tem o hábito de frequentar as copas das árvores. De entre as aves de rapina, uma das mais fáceis de observar é a águia-calçada, que sobrevoa toda a cidade.
As andorinhas-das-rochas nidificam nos claustros do Convento de Cristo, podendo ser observadas a voar sobre a Mata e em redor do Castelo.

Ao longo das ruas de Tomar pode ouvir-se o canto arrastado do rabirruivo-preto, no ar voa o andorinhão-preto. As andorinhas-dos-beirais nidificam em vários pontos da cidade, sendo muito conspícuas. A andorinha-das-chaminés é visitante ocasional, sendo mais frequente nos arredores da urbe.

Descendo a rua Corredora, chega-se à antiga Ponte Romana, sobre o rio Nabão. Este local é frequentado pelo goraz. De manhã ou ao fim da tarde poderá observá-lo a pescar no rio. Durante o resto do dia procure-o nas árvores da margem. O pica-pau-galego é frequente nestas mesmas árvores. Nalguns anos secos, em que o rio corre mais baixo, os borrelhos-pequenos-de-coleira alimentam-se nos bancos de areia que se formam. No Inverno são frequentes os corvos-marinhos e a garça-real, que na época de reprodução se torna mais rara.

Na Ilha do Mouchão os melros-pretos e as alvéolas-brancas procuram alimento na relva. A alvéola-cinzenta prefere alimentar-se junto à água. Nos muros ao longo do rio nidificam as andorinhas-das-barreiras. Esteja atento, o guarda-rios usa a vegetação ribeirinha como posto de vigia, não perca a oportunidade de o ver! No Inverno, o lugre alimenta-se nos amieiros e plátanos existentes.

O Agroal, localizado na bacia hidrográfica do rio Nabão, possui características únicas: a diversidade vegetal desta zona, aliada à existência de escarpas que marginam o rio e à abundância de água durante todo o ano, faz deste local o habitat perfeito para uma avifauna rica e variada. Nas galerias ripícolas ouve-se o canto do rouxinol-comum e da toutinegra-de-barrete-preto. No matagal mediterrânico observam-se a felosa-do-mato e o picanço-barreteiro. Nas escarpas calcárias abrigam-se o melro-azul e algumas rapinas típicas deste habitat, como o falcão-peregrino e o bufo-real. No Verão pode observar-se a ógea a caçar libélulas.

Melhor época: Inverno e Primavera 
Distrito: Santarém Concelho: Tomar 
Onde fica: No Ribatejo, cerca de 25 km a norte de Torres Novas. Vindo de Norte ou de Sul, tem como via mais directa a A1. Ao km 94, tome a saída para a A23, siga por essa estrada até ver a indicação de Tomar pelo IC3. 5 a 10 minutos mais tarde verá a placa indicativa de saída para Tomar pela N110. Siga por aí e dentro de pouco tempo chegará ao destino. 
Para chegar ao Agroal, para quem se desloca do concelho de Tomar, tome a estrada de Ourém/Leiria e corte à direita na placa que diz Agroal, poucos quilómetros acima da povoação de Carregueiros. Daí até ao destino são aproximadamente 8 km."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...