quinta-feira, 20 de junho de 2013

Emprego precisa-se


Era mais um passeio igual a tantos outros pelas ruas da cidade de Tomar não fosse um papel informativo, escrito à mão, que me captou toda a atenção na porta de uma das lojas na Rua Infantaria 15. Assim estava escrito, como demostra a imagem: “Precisa-se empregada”. Mas porque um papel numa porta de uma loja me chamou tanta atenção? Simplesmente porque ver um anúncio destes atualmente em Tomar é uma raridade! 

Nesse mesmo dia coloquei a referida imagem num grupo do Facebook relacionado a Tomar, logo o impacto causado foi enorme e instantâneo: várias pessoas mostraram interesse, e embora não o confirmasse, sei que no dia seguinte a loja com o referido anúncio na porta viu-se com imensa gente lá dentro, não para adquirir fosse o que fosse, mas sim para se candidatar ao emprego. 
Todos sabem, ou pelo menos aqueles que passam ou passeiam pela cidade, que muitos espaços comerciais estão encerrados quer para vender, alugar ou trespassar. Mas a que se deve tal fenómeno negativo? Ora toda a gente sabe que em tempos idos a procura de produtos/serviços eram muito superior à oferta. No entanto, com a aparição da industrialização massiva este fato reverteu-se revelando que a oferta passou a ser superior à procura. Hoje ainda mais, comprova-se que a oferta é excessiva e está saturada. Logo questiona-se o que se vai fabricar se não existe escoamento do que quer que seja. Como não existe escoamento, óbvio que os espaços comerciais são obrigados a encerrar. 
Então o que poderá ser feito para mudar esta grave situação para todos nós? Primeiro que tudo penso que se deveria apostar mais nos bens de primeira necessidade nos locais que ainda é possível fazê-lo. Em segundo, há que inovar e apostar no que de melhor que cada um tem e saber fazer e no que de melhor local/concelho tem, aproveitando assim todo e qualquer potencial. E sabe-se que em Tomar potencial não falta! Com cooperação, união, vontade e organização entre todos já se sabe que funciona, basta ver o exemplo da Festa dos Tabuleiros e agora mais recente a Festa Templária. 

Penso ser importante pensar nisto. Não só para que se veja com maior frequência anúncios de emprego nas portas das lojas, mas acima de tudo para que exista sustentabilidade para Tomar e para os Tomarenses. 
Um bem-haja a todos!

Publicado no jornal "Cidade de Tomar" edição nº4072 de 21 junho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...