quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pinto da Costa em Tomar

O artesão João Duarte Pinto da Costa vai expor os seus trabalhos de cerâmica criativa, com a técnica “Raku”, na Galeria Templários, Rua Serpa Pinto Nº 1, em Tomar. Nos próximos dias 18 e 19, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 18h00 poderá ver ao vivo e a cores a execução de algumas peças com a roda de oleiro. 

A exposição estará patente até ao final do mês de agosto. “Raku” é uma técnica de cozedura que implica que as peças quando saiem do forno (cerca de 1200 °C no máximo) são colocadas em baldes cheios de serradura e automaticamente ardem e queimam. Caso a peça seja previamente vidrada, o resultado normalmente é um brilho muito característico e quase exclusivo do “raku”. Caso contrário, se a peça não estiver vidrada, depois de sair a serradura, fica completamente negra. Esta é uma técnica com muitos anos, com origem no oriente, mas usada há muito tempo por artistas ocidentais e de todo o mundo. 

Pinto da Costa, dedica-se a esta arte há cerca de 25 anos, tendo aprendido nas Caldas da Rainha muito sobre cerâmica. Com esta exposição, o artista pretende conquistar o público com esta arte que remonta ao séc. XVI, divulgando-a e proporcionando o conhecimento passo a passo deste tipo de artesanato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...