quinta-feira, 12 de abril de 2012

Em Tomar comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o lema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”, vai decorrer em Tomar, na próxima quarta-feira, dia 18 de Abril, uma jornada de divulgação intitulada “O Museu da Levada: proteger o património, gerir a mudança”.

Esta iniciativa contará com dois momentos: durante a manhã, visitas guiadas e comentadas à Levada e à tarde uma sessão sobre a programação museológica e o projeto do futuro Museu.

O programa matinal, “Visitas comentadas à Levada de Tomar: o património a proteger”, decorrerá das 10h00 às 11h15 e das 11h30 às 12h45. Os visitantes serão acolhidos à entrada do estaleiro, junto à Moagem, na Praceta Alves Redol, onde receberão equipamento adequado à sua segurança e organizados em grupo com o máximo de 25 participantes em cada uma das duas sessões.

Elementos da equipa municipal e do Projeto Museu da Levada apoiarão e comentarão a visita, dando a conhecer os espaços e conversando com os participantes sobre o sítio, o património, a obra e os trabalhos em curso. Será abordado, nomeadamente, o projeto e a obra de valorização de património arquitetónico e de musealização das moagens (Nabantina e Portuguesa), da Central Elétrica e da Fundição Tomarense, bem como a intervenção arqueológica e os novos vestígios dos lagares de azeite.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que deverá ser feita até 16 de abril, segunda-feira, para o e-mail cultura@cm-tomar.pt.

À tarde, das 14h30 às 17h30, no Centro de Arte e Imagem/IPT, na Rua Cândido Madureira, decorrerá a sessão “A programação museológica e o projeto do Museu da Levada: gerir a mudança com a participação da comunidade” onde diversos dos intervenientes nesta obra e especialistas na matéria irão fazer a divulgação da programação museológica, do projeto de arquitetura, dos trabalhos de investigação e de conservação do património, proporcionando-se o debate com entidades parceiras e com a comunidade local, sensibilizando-a para a sua participação em várias vertentes do projeto.

A sessão é aberta a todos os interessados, mas com participação sujeita à lotação da sala, pelo que requer também inscrição prévia até 16 de abril para cultura@cm-tomar.pt
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Tomar, com a participação e apoio da Direcção Geral do Património Cultural/IGESPAR e do Instituto Politécnico de Tomar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...