sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

1916 - Revolta em Thomar

O ano de 1916 aproximava-se do fim. Machado Santos, o fundador da República Portuguesa, chefiava a revolta de Tomar.
Por outro lado, em Lisboa, o Tenente Coronel Valadas, chefiava o Batalhão que tinha como objectivo dirigir-se a Tomar para restabelecer a ordem.

O fracasso do movimento liderado por Machado Santos viria a fracassar e no dia seguinte entregava-se em Abrantes às forças militares.


1 comentário:

  1. Deveu-se sobretudo a Machado Santos o sucesso do 5 de Outubro mas, como é recorrente, são os políticos que se apropriam do poder. Não foram os revolucionários da Rotunda que hastearam a bandeira no edifício dos Paços do Concelho, em Lisboa, mas os políticos que cobardemente se refugiaram nos Banhos de S. Paulo. E, não fora o incidente com o embaixador alemão a negociar as tréguas para a retirada do pessoal diplomático e a revolução teria fracassado...
    Não admira, pois, que Machado Santos tenha permanecido sempre insatisfeito com o curso dos acontecimentos e envolvido-se em diversas revoltas até ser assassinado!
    Não me surpreenderá que, à semelhança de Machado Santos, também Otelo venha a ser preso em virtude das suas recentes declarações... pela mesma razão, deveria ter sido preso quando planeou o 25 de Abril que levou a actual casta política ao poder!

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...