terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fonte de São Lourenço

A fonte de São Lourenço encontra-se implantada junto à capela com a mesma invocação, erguida para assinalar a reunião e a partida para Aljubarrota, dos exércitos de D. João I e de D. Nuno Álvares Pereira, em 1385.


A fonte é bem mais tardia, remontando ao reinado de D. João V. É certo que o monarca visitou Tomar em 1714, referindo a tradição que teria então mandado construir a fonte. No entanto, e de acordo com a lápide presente no frontão, esta suposta directiva apenas se concretizou em 1746. Apesar da data da sua construção, situada em pleno barroco, a fonte revela, na generalidade, características maneiristas.

O tanque rectangular e a bica, que jorra a partir do espaldar liso sob um escudo português, são protegidos por um alpendre assente em pilares nas extremidades exteriores e colunas dóricas embebidas a delimitar o espaldar, prolongadas por pináculos, já sobre o entablamento. À frente, delimitado pelos pináculos, um frontão de volutas coroado por cruz exibe a inscrição alusiva à construção da fonte. O espaldar inscreve-se num muro que se prolonga lateralmente, e onde se apoiam os bancos corridos.
(Rosário Carvalho)


A fonte está na EN110, via que já foi a principal entrada de Tomar.


É classificado como Imóvel de Interesse Público tal como o terreiro em anexo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...