quarta-feira, 4 de maio de 2011

Feira Medieval de Torres Novas 2011

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de Maio, realizar-se-á mais uma edição da Feira Medieval de Torres Novas. Como já o foi ano passado, o evento é organizado pela equipa do Teatro Virgínia, no projecto Memórias da História. O tema deste ano é "A Chegada do Rei Menor". "No ano de 1438 morria o el-Rei D. Duarte, deixando o príncipe herdeiro (D. Afonso V) com apenas 6 anos de idade..." A disputa pelo poder (quem deveria ser o Regente durante a minoridade do Rei?) quase fez de Torres Novas o palco de uma guerra civil.

Antes de deixar o programa aconselho uma passagem no "Algures Aqui" de Hugo Cristóvão onde dá a esta organização um exemplo a seguir, à qual estou também de acordo.

05 Maio . Quinta
21h30 . Ronda do Pregão
A caravana chega à vila. Vem num tempo de más colheitas e penosa carestia. É aguardada com ansiedade e contentamento pelas gentes, que rejubilam ao som da sua música, e na expectativa da sua fartura, das suas cores e sabores. O alcaide recebe a feira e dá as boas vindas perante o povo de Torres Novas.

Percurso Extremo sul da Rua Miguel Bombarda » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

06 Maio . sexta
16h00 . Cortejo de Pormenores Medievais
(desfile das escolas)
Convidamos as escolas a formar um Cortejo de Pormenores Medievos, inspirado nas figuras dos Painéis de São Vicente de Fora, retrato incontornável da sociedade portuguesa do séc. XV. Para entrar no cortejo é necessário inscrever-se e estar vestido à época! Disponibilizamos em www.memoriasdahistoria.com um dossier com mais informação e sugestões para a construção dos figurinos. Desafiamo-lo a fazer uma mitra, a empunhar uma espada, entrançar o cabelo, a ser um rei ou um mendigo e a desfilar as suas criações.

Percurso Parque de estacionamento do Teatro Virgínia » Rua Alexandre Herculano » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro » Rua Gil Paes » Castelo

21h30 . A Chegada dos 3 Estados
Em vésperas da reunião de Cortes, acorrem à vila os três estados. De todo o reino vêm fidalgos, a clerezia e os procuradores do povo, para tomar parte numa discussão que divide “grandes” e “pequenos”. O ambiente é pesado e austero. Todos sabem ao que vêm e ninguém está disposto a ceder. O alcaide dá as boas vindas.

Percurso Parque de estacionamento do Teatro Virgínia » Rua Alexandre Herculano » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

07 Maio . sábado
16h00 . Cortejo de Pormenores Medievais
(desfile de famílias e amigos)
Convidamos a comunidade torrejana a formar um Cortejo de Pormenores Medievais. Para participar é necessário estar vestido à época! Mas para isso chegam alguns adereços, num verdadeiro cortejo de detalhes. Foi criado um dossier com mais informação e sugestões para a construção dos figurinos, que está alojado em www.memoriasdahistoria.com. Desafiamo-lo a fazer uma mitra, a empunhar uma espada, entrançar o cabelo, a ser um rei ou um mendigo.

Percurso Parque de estacionamento do Teatro Virgínia » Rua Alexandre Herculano » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro

18h00 . Chegada do Rei Menor
Após as exéquias do falecido Rei D. Duarte, a Corte abandona a cidade de Tomar, então assolada pela peste, e vem a Torres Novas onde se juntará aos restantes participantes das Cortes, que teriam o seu começo pouco depois. Com o jovem Rei D. Afonso V, vem a Rainha, D. Leonor de Aragão, os Infantes D. Henrique e D. Pedro, bem como D. Afonso, Conde de Barcelos.

Percurso Igreja de Santiago » Rua Miguel de Arnide » Largo da Botica » Praça 5 de Outubro » Castelo

20h00 . Manjar Real
Ceando com o Rei Menor
A vila dá um repasto em honra do Rei Menor. Além da mui faustosa refeição, são parte desta cerimónia momentos de animação à época. Local Alcaidaria do Castelo

Reservas até dia 3 de Maio na bilheteira do Teatro Virgínia em 249839309 bilheteira@teatrovirginia.com
Capacidade 80 pessoas
Preço Adultos 25€ | Crianças 15€

Ementa
Entradas: Pão caseiro, Enchidos, Azeitonas, Presunto, Queijo de Cabra, Chouriço; Alheira
Pratos: Canja de Perdiz, Coelho c/ feijão branco e couve; Javali c/ favas
Sobremesa: Doce de Amêndoa; Broas de mel; Taças de fruta da época (maçã, pêra, laranja, melão, cerejas, uvas e figos); Frutos secos (Avelãs, pinhões, nozes, ameixas secas, amêndoas e figos secos)
Vinho, Água, Cerveja, Sumos e Limonada

23h00 . Baile na Corte
Danças Nobres e Mouriscas
A Corte, e demais fidalguia, está já em Torres Novas. À noite abre-se a praça, achegam-se os pares e inicia-se o baile, para grande folgar d’el-Rei e acalmia nos ânimos das gentes. Um grupo de pessoas de idades diversas da região aceitou aventurar-se nos movimentos medievos e apresenta agora este baile inesquecível.

Local Praça 5 Outubro

08 Maio . domingo
18h00 . Juramentos a el-Rei
Findas as Cortes, é a hora de dar conhecimento a todos do quanto ficara decidido. As partes são esclarecidas e preparam-se para o regresso aos seus concelhos. Mas não sem antes prestarem sua homenagem a el-Rei, jurando-lhe fidelidade.

Local Praça 5 Outubro

23h00 . Grande Cortejo de Despedida
É o momento de partir. Corte, nobres, clero, músicos, artistas deixam para trás uma cidade cheia de histórias, que depois de dias de festa se deita no silêncio a dormir para acordar na sua vida de sempre.

Percurso Rua da Câmara Municipal » Rua Gil Paes » Praça 5 Outubro » Largo da Botica » Igreja de Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...