segunda-feira, 28 de março de 2011

Município de Tomar nas "7 Maravilhas da Gastronomia"

Tomar também concorreu às "7 Maravilhas da Gastronomia", participando com o seu doce "Fatias de Tomar".
As fatias de Tomar que são feitas apenas com ovos e açúcar, como era frequente na doçaria conventual. Diz a lenda que as Fatias de Tomar eram o doce preferido dos freires do Convento de Cristo. Certo é que hoje são um ex-libris da cidade e procuradas por gente de toda a parte.
Apesar de os ingredientes serem semelhantes a muita doçaria conventual, o processo de confecção torna-as completamente distintas e com uma textura única a que a calda confere sublime doçura. Mas o que as torna igualmente únicas entre todos os doces portugueses é o utensílio usado para a sua cozedura, uma panela de folha, de características peculiares, só produzida pelos latoeiros tomarenses e que permite uma cozedura em banho-maria a temperatura constante. 
Doçaria típica - Encontra-se durante todos o ano nas pastelarias tomarenses. 
Receita: 24 gemas de ovos ; 1 kg de açúcar 
Separam-se as gemas das claras só quando se vão bater. Batem-se as gemas durante 1 hora à mão ou 20 minutos na máquina. Deita-se a massa numa forma oval com tampo, especifica para o efeito, muito bem untada. Introduz-se a forma em banho-maria, já a ferver, e deixa-se cozer durante 1 hora sem nunca parar a fervura da água. Desenforma-se e corta-se às fatias. Tem-se já o açúcar ao lume a ferver com 1 litro de água e com um ponto muito baixo. Introduzem-se as fatias nesta calda, deixando-as ferver e virando-as. Colocam-se as fatias numa travessa e regam-se com a calda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...