segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

e-Learning no IPT

O IPT (Instituto Politécnico de Tomar), desenvolveu uma ferramenta muito útil ao acesso às novas tecnologias. O e-Learning.
Trata-se de uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno. Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa lectivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas lectivas, entre outras possibilidades.
Trata-se de um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de acordo aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como se desenrola o processo?
Nas salas estará um computador com acesso à plataforma e com uma webcamera.
No inicio da aula a webcamera e a plataforma são activadas e a aula é transmitida on-line.
O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma.
O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma, com a visualização dos seus alunos e quais os que estão presentes na aula. O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem (e-Learning). O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
O aluno só precisa de ter acesso à internet, à palavra passe de acesso à plataforma e som. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, powerpoints das aulas, os testes, etc.
Os testes poderão ser de respostas múltiplas (tipo americano) ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
De forma interdisciplinar será solicitado ao aluno a elaboração de dois trabalhos escritos, em forma de artigo, a enviar em data a estipular aos coordenadores dos cursos ou a quem lhes for indicado.
O sistema presencial efectivo dos alunos só será exigido nas aulas práticas e em alguns módulos opcionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...