sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

60 ANOS DA CENTRAL HIDROELÉCTRICA DO CASTELO DE BODE

No ano longínquo de 1951, precisamente à 60 anos , foi inaugurada a que seria a maior barragem hidroeléctrica do País nas cinco décadas seguintes, a Barragem do Castelo do Bode. A cerimónia contou com a presença das duas figuras mais gradas da política nacional da época, o Presidente do Conselho, Oliveira Salazar, e o Presidente da República, Marechal Carmona. A Barragem que teve o início da sua construção em 1946, acabaria por ficar na história por diversas razões.

O dia da sua inauguração, ficou marcado pela chegada da energia hídrica a Lisboa gerada nesta central hidroeléctrica, terminando assim praticamente com a energia térmica gerada na Central Tejo, acabando com uma média anual de 250 toneladas de carvão.

Um pouco antes, ficou para a história o camião gigante, mediático na época, tanto como notícia, como motivo de comédia de várias revistas do género. Este camião, carregado com a roda polar do primeiro grupo gerador, com 70 toneladas de peso e 9 metros de diâmetro, na sua primeira viagem entre Lisboa e Castelo do Bode demorou cerca de um mês e à sua passagem gerava-se por vezes aglomerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...