segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bombeiros Municipais de Tomar - Breve História (V)

A 3 de Outubro de 1971, foi inaugurado o actual quartel localizado na rua de Santa Iria. O Terreno foi cedido pelo Sr. Alfredo Fernandes e a construção deve-se, em particular, a dois construtores civis de Tomar, Manuel Ribeiro e Fernando Graça. No actual quartel está também instalado um moderno Centro de Coordenação Operacional Distrital, bem como sediados os serviços da inspecção distrital de Bombeiros de Santarém.
No início da década de 80 por iniciativa do jornal “Cidade de Tomar” e de J. Gonçalves Venâncio, efectuou-se uma homenagem aos bombeiros através de uma subscrição pública, à qual aderiram centenas de tomarenses. Consistiu na colocação em frente do quartel duma Estátua ao Bombeiro da autoria do Mestre Gustavo Teles de Faria. A estátua representa um Bombeiro na atitude de entregar uma criança salva num sinistro, usando o mesmo, um uniforme de “luta” onde se inclui um capacete com viseira.
Em 2002 o Corpo de Bombeiros (Tomar, 2002) contava com um total de 87 homens distribuídos por 4 secções, um Núcleo de Mergulho e um Grupo de Dadores de Sangue.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...