domingo, 21 de novembro de 2010

Breve Biografia de Vasco Jacob

Vasco Jacob nasceu em Alpiarça a 24 de Junho de 1899 e faleceu a 4 de Novembro de 1975 em Tomar.
Vasco Jacob entrou para o estabelecimento de Ensino da Real Casa Pia de Lisboa em 1909, onde participa em vários eventos desportivos.
Em 1923 chega a Tomar, onde na equipa do Sporting Clube de Tomar, deixando de praticar futebol em 1929 para desempenhar funções de Secretário da Direcção do clube tomarense. Em 1944 o Sporting de Tomar promoveu-lhe uma homenagem pelos serviços prestados ao clube ao longo dos anos.
Também durante muitos anos desempenhou o cargo de correspondente em Tomar de vários jornais, onde se incluía os seguintes: "Desportivo"; "Os Sports"; "Mundo Desportivo"; "Stadium"; "A Bola" e colaborador do "Cidade de Tomar.

No que respeita à natação, é em 1926 que inicia as aulas a pedido de vários amigos, aulas que tinham lugar no Rio Nabão, sem quaisquer condições.
Só em 1957, a Câmara Municipal de Tomar, em reunião a 2 de Outubro, delibera dar o nome de Vasco Jacob à piscina municipal, conforme solicitado pelos alunos da Escola de Natação sediada no açude Real, no Rio Nabão.
A 9 de Setembro de 1961 foi então inaugurada a Piscina Vasco Jacob pelos netos, Ana Rosa Jacob Monteiro e Vasco Manuel Jacob da Silva Monteiro, na presença do subsecretário da Educação Nacional, Presidente da Câmara e todos os vereadores, entre muitas outras individualidades e muito público. Nesta data foi-lhe prestada homenagem pela Federação Nacional de Natação, a Medalha de Ouro, pelos serviços prestados ao longo de 35 anos.

Tomar, 2006
Pelo neto: Vasco Manuel Jacob da Silva Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...