terça-feira, 11 de maio de 2010

Árvores Centenárias II

Existe uma grande necessidade de identificar, catalogar e divulgar as árvores notáveis de interesse do concelho de Tomar, pois trata-se de um contributo fundamental para a protecção do ambiente e além disso é prova de respeito pelos objectos de carácter ecológico, paisagístico e histórico. Exemplo disso é a Auracaria já referida e esta agora apresentada. A denominada “Oliveira do Dilúvio”.
Esta oliveira (Olea europaea L.) tem o seu habitat em Paialvo e é multi-secular ou até milenar. Ao comparar esta oliveira através das medidas PAP (Perímetro Altura do Peito) com outras oliveiras milenares classificadas, esta apresenta características semelhantes e até superiores.

Nuno Marta ao jornal “O Templário” refere os benefícios da árvore, sublinhando que esta assegura condições de vida à fauna e estimula a existência de biodiversidade, produz CO2 ao mesmo tempo que absorve o CO2 da atmosfera, influencia as condições microclima, filtra radiações e poeiras, contribui para a purificação da água que se acumula no subsolo, entre outros.

Olea europaea - oliveira (Oliveira do Dilúvio)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...