domingo, 23 de maio de 2010

Acordai Tomar!

Tomar já foi um lugar melhor para se viver tendo melhor qualidade de vida. Actualmente em Tomar e um pouco por todo o país vive-se momentos difíceis devido à crise. Mas porque chegámos nós a este ponto? Na minha opinião tudo se deve a uma palavra: RESPONSABILIDADE. É de responsabilidade de todos nós o que está a suceder em Tomar e um pouco por todo o país. Tal como a maioria da população adormeci, adormecemos todos, adormeceu Tomar e adormeceu o país. Recordo-me que no início dos anos 80, quando ainda frequentava a Escola Primária, que em Tomar se vivia bem, que no Verão era ver turistas a chegar de todo o lado e por todo o lado. As "barracas" na Rua Marquês de Tomar, em frente ao Jardim Mouchão estavam apinhadas de trabalho e de clientes, agora esta rua está apinhada de viaturas bem e mal estacionadas. O antigo Estádio 25 de Abril enchia-se de pessoas quer em conferências, jogos de futebol ou outros eventos, hoje enche-se de de meia dúzia de pessoas. No Carnaval as ruas eram fechadas e milhares de pessoas assistiam e divertiam-se no Corso Carnavalesco, hoje está melhor, mas muito aquém de outros tempos.
Outro aspecto é que Tomar não se decide. Não leva um rumo certo, ora é "Cidade Jardim", ora é Cidade dos Templários", ora é cidade disto ou daquilo. Tomar é "Cidade Templária" e pronto!

É verdade que Tomar melhorou. Melhorou nas acessibilidades, na cultura e em mais um ou dois aspectos, mas piorou no mais importante. Na forma como se organizou, como se estruturou, adormecendo à sombra do Castelo dos Templários. E é aqui que entra a nossa responsabilidade, ou a falta dela. Houve uma mudança e nós deixámos andar para ver no que dava, mas nunca nos manifestámos por nada! Agora estamos a sofrer as consequências. Tomar tem que acordar, nós temos que acordar e responsabilizar-nos pelo que sucedeu a Tomar. É preciso tomarmos uma postura de participação activa nos interesses do nosso concelho, do nosso país. Não podemos deixar para que o "outro" faça. Temos que ser nós, TODOS NÓS a levar o concelho por diante, não nos pudemos deixar adormecer de novo agora acabados de acordar. É tempo de uma nova mudança, mudança esta para melhor caso não voltemos a adormecer.
EU ACREDITO!

3 comentários:

  1. Permita-me, caro Luis, de assinar por baixo tudo o que escreveu. Também eu e muitos como eu escrevemos isso, ou algo parecido, desde meados dos anos 90. Fomos apelidados de tudo, escorraçados, perseguidos e boicotados nos nossos intentos: fazer Tomar mudar de rumo e decidir-se. Era o tempo em que os jornais só falavam de negócios menos claros na autarquia e à volta dela. Seguiu-se mais de uma década de "ilusão", de muito trabalho, mas de grande destruição dos principais símbolos e marcas identitarias da Tomar que havíamos conhecido. Hoje é tempo de inverter o caminho, recuperar o tempo perdido e devolver Tomar aos Tomarenses.

    Ao seu "grito", permita-me que me associe e lhe diga que "Acordar" é mais do que a nossa obrigação, é a nossa diferença: entre os cidadãos e os "carneiros", que apenas seguem o rebanho.

    "... homens que dormis, nos silencios vis..."

    ResponderEliminar
  2. O texto anterior não é anônimo. É de Luis Ferreira, Vereador da Camara Municipal

    (vá-se lá saber porquê, mas o sistema não assumiu a minha identidade, mas como é sabido assino tudo o que escrevo, porque entendi ser essa uma das obrigações dos Homens Livres)

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Luís Ferreira o problema residia e ainda reside numa boa parte da sociedade portuguesa, não assume a sua parte da responsabilidade pelo que aconteceu e por isso hoje paga-se a factura. Para muitos perceberem isso têm que "bater mesmo no fundo do poço".
    Penso que só quando todos ou a grande maioria "acordar", assumir a sua quota parte de responsabilidade é que Tomar melhorará, algo que tenho a percepção que está no bom caminho. Algo fundamental é estarmos alerta para que não nos desviemos do rumo certo e não voltarmos a cair da tentação do "sono".

    Tomar merece ser TOMAR!

    Cumprimentos

    Luís Ribeiro

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...