domingo, 7 de junho de 2009

CONHEÇA JUNDIAÍ

A região de Jundiaí, situada a 60 quilómetros de São Paulo, Brasil, até início do século XVII, era habitada exclusivamente por povos indígenas, sendo que alguns grupos viviam em clãs familiares, caracterizando-se pelo nomadismo, e outros eram sedentários, de origem tupi-guarani, que se dedicavam à produção de milho e mandioca.
Eram povos guerreiros, bons caçadores e pescadores, organizavam-se em aldeias compostas por cabanas circulares feitas de tronco e cobertas de palha. Em cada uma delas, moravam várias famílias aparentadas entre si. Parte da cultura indígena foi incorporada pelos brancos colonizadores, entre elas a técnica construtiva e a utilização de queimadas na lavoura.

Tem diversos locais atractivos, tais com a Serra do Jani que corresponde a uma região de Mata Atlântica no interior do Estado de São Paulo, com rica biodiversidade: flora e fauna exuberantes. Seu nome tem várias justificativas, como a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi), e o significado da palavra tupi-guarani iapy (nascente de rios).


O nome Jundiaí é um vocábulo de origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa “bagre” e “y” significa “rio”. Alguns estudiosos também consideram o termo “yundiaí” como “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”.

Veja tudo sobre esta linda cidade, aqui.
Imagens: Câmara Municipal de Jundiaí

4 comentários:

  1. Muita honra ver minha cidade aqui, no blogue da cidade que me encantou somente pelas fotos...
    Mais uma curiosidade sobre a minha cidade: Aqui no Brasil,Jundiaí é cohecida como “Terra da Uva”, Ganhou este apelido pela produção de uva niágara rosada, surgida espontaneamente na década de 30 nos vinhedos do município.



    A cidade é marcada pela presença imigrante, pela cultura e pelo enorme patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou o crescimento do estão de São Paulo. Atualmente, Jundiaí é ainda a maior produtora de uva niágara do País, produzindo também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana, realizada anualmente no município.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís:
    Apetece-me dizer, como o meu filho mais velho, quando era pequenino: "òia mãe! tanti auinha linda!".
    Deve ser lindo, Jundiai.
    Com isto por cá a meter água por todo o lado, dá vontade de fugir para lá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Juliana, obrigado por essas informações. São de facto uma mais valia para juntar ao artigo.

    Quando for a Jundiaí tenho que provar essas uvas :)

    ResponderEliminar
  4. Às vezes é a vontade que dá Maria.


    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...