sexta-feira, 24 de abril de 2009

DOMINGO, DIA DE UM NOVO SANTO

Portugal passa a contar com um novo santo a partir deste domingo, quando, no Vaticano, o Papa Bento XVI canonizar Nuno Álvares Pereira, herói da crise de 1383-85 que depois se fez monge e “pai dos desvalidos”. O acto representará o culminar de uma devoção popular, que começou logo após a morte do Beato Nuno, natural de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã.
“Em todas as paróquias há uma imagem ou uma estátua do Beato Nuno”, disse Francisco Rodrigues, vice-postulador para a Causa de Canonização. No domingo, o ponto alto das cerimónias será a celebração religiosa em Roma, presidida pelo Papa Bento XVI, onde estarão presentes muitos convidados, entre os quais o ministro português dos Negócios Estrangeiros, o responsável pela Casa Militar do Presidente da República, o Chefe de Estado- Maior das Forças Armadas, D. Duarte de Bragança, o líder do CDSPP e o deputado Guilherme Silva (em representação da Assembleia da República), bem como milhares de peregrinos portugueses. Para sustentar a canonização, a Causa conseguiu provar um milagre, envolvendo a cura de um olho ferido com óleo de fritar, e as virtudes do beato, que justificam a elevação do seu culto a todos os fiéis, algo que estava apenas circunscrito a Portugal e à Ordem do Carmo, a que ele aderiu depois das batalhas contra Castela.

Em relação a iniciativas sobre o "Santo Condestável", às quais o "Nabantia", eu e certamente mais alguém questiona, nada se encontra. Apenas a Festa em sua Honra, dia 1 de Maio, na localidade que o viu nascer.

2 comentários:

  1. Óptimo texto,parabéns.

    Um abraço e um feliz Abril.

    ResponderEliminar
  2. Vamos finalmente ter um santo a quem podemos pedir para nos livrar dos espanhóis. :)

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...