quinta-feira, 30 de abril de 2009

BIOGRAFIA DE AQUILES DA MOTA LIMA

Aquiles da Mota Lima nasceu em Tomar, no ano de 1889.
Sabe-se que se destacou como director do semanário regionalista "De Tomar", nos finais dos anos vinte, início dos trinta. Foi também um grande dinamizador e participante na actividade artística da sua cidade natal, onde dirigiu diversos grupos corais.
Em 1953, numa viagem a Inglaterra, despertou-lhe o gosto pelo coleccionismo de caixas de fósforos. A partir de então, o número nunca mais parou de aumentar, reunidos pelo gosto, ou pelo ímpeto natural comum aos grandes coleccionadores.
A colecção de Aquiles da Mota Lima, foi doada à Câmara no ano de 1980.
Reúne mais de 80 000 objectos, entre caixas, carteiras e etiquetas de fósforos, que faz apresentação peculiar da história e da cultura universal.
Esta colecção filuminísta é uma das maiores da Europa. Dá a conhecer a introdução e o fabrico dos fósforos em Portugal, desde os primeiros integrais, até aos amorfos dos nossos dias. A beleza das imagens contém uma variada informação temática de natureza histórica e científica.
O Museu dos Fósforos de Aquiles da Mota Lima localiza-se no Convento de S. Francisco, na Av. General Bernardo Faria, perto da Várzea Grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...