domingo, 11 de janeiro de 2009

TOMAR DO GERU, BRASIL, COM INFLUÊNCIA TEMPLÁRIA

Cidade desde 25 de Novembro de 1953, na divisória com a Bahia, o município de Tomar do Geru, fica a 131 quilómetros de Aracaju e tem uma das mais belas e antigas igrejas católicas de Sergipe.
A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Tomar do Geru, tomada pelo Património Histórico e Artístico Nacional do Brasil. A igreja foi erguida em 1688, pelo padre Luiz Mamiani della Rovere. Na porta existe a inscrição MDCLXXXVIII. A história deste monumento é fascinante. Existem segredos que premeiam a Igreja. A cidade Tomar, em Portugal, é de origem templária (Cavaleiros Templários), os estudiosos afirmam que os Templários tiveram influências (tidas como) pagãs, a arte templária (pagã) influenciou os jesuítas, sendo que os mesmos eram Templários, sobreviventes da inquisição feita pela Igreja Romana e Felipe IV, o Belo. Foi na Contra-Reforma que surgiu a Companhia de Jesus, os Jesuítas repletos de Templários com sua sabedoria não-cristã. A igreja de Tomar do Geru, tem influência artística jesuítico-templária, por exemplo, o obelisco em cima da torre, é um poste-ídolo proveniente do Egipto Antigo, onde se adorava o Deus Amon-Rá e Isis, onde este tipo de monumento é encontrado na Antiga Babilónia, actual Iraque, outro exemplo, é a flor-de-Isis encontrado em vários locais da igreja, no anagrama dos jesuíta onde está escrito J.H.S(Jesus Hominum Salvatori) do meio do H sai uma lança simbolizando o falo, e na ponta da lança a flor-de-Isis simbolizando o órgão genital feminino. Típicos da crença de sociedade secreta como os Templários. Há lendas de tesouros escondidos, sendo o que realmente intriga não são as varias lápides mortuárias, datadas desde 1750, porem, uma que mais se parece com uma porta para um túnel, os historiadores afirmam que era muito comum tais construções haverem saídas secretas em caso de ataque, principalmente quando se trata de aldeamento, como Geruacú que serviu de base militar para a Colónia del´Rei contra os mocambos da Bahia. As suas paredes são estranhamente largas para tão pouco compartimentos acessíveis.
Historiadores da arte afirmam que a igreja de Tomar do Geru é a mais bela de todas as igrejas missionárias do século XVII fora da cidade da Bahia. O ouro e as figuras barrocas são marcantes.

(Imagem)

5 comentários:

  1. É complicado haver interpretações objectivas das obras e do funcionamento dos templários quando actualmente a opinião pública está intoxicada pela massificação da mitologia que se gerou em torno desta ordem (Para a qual contribuiu em grande o Sr. Dan Brown). Para todos os efeitos, os templários eram uma ordem religiosa cristã e tinham como sagrada missão defender Jerusalém.

    Quanto ao resto, paganismo, práticas orgiásticas, e outras que tais, sinceramente torço o nariz.

    ResponderEliminar
  2. Hoje, servem-se de todas as teorias para unir os Templários com outras religiões, o que na maioria não passa mesmo da teoria ou suposição.

    ResponderEliminar
  3. sou de tomar do geru, Sergipe - Brasil e esta teve influèndia da TOMAR portuguesa, daí seu nome. como ficou sabendo de Tomar do Geru? Padre liuz mamiani della rovere, será que existe familiares dele aí apesar de tanto tempo? vc tem facebook?

    ResponderEliminar
  4. Sou de Tomar do Geru sergipe, Brasil, gostaria de saber mais da TOMAR portuguesa e como temos nossas origens portuguesas podemos até descobrir parentes daí.

    ResponderEliminar
  5. sou de tomar do geru sergipe -brasil e esta teve influéndia da tomar portuguesa dai seu nome como ficou sabendo de tomar do geru?padre luiz mamiani della revere sera que existe familiares dele ai apesar de tanto tempo?vc tem fecebook

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...