sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TOMAR E O MISTÉRIO DOS TÚNEIS

Foi (re)descoberto um túnel no Templo Santa Maria do Olival, em que obviamente os Cavaleiros Guardiões de Santa Maria do Olival fizerem questão de divulgar e destacar.
A questão que me leva a abordar este assunto é a seguinte: Será que não há o mínimo interesse pela entidade competente para averiguar tal achado?
Na minha opinião, este é um assunto muito sério, que poderia ser um achado histórico e que muito poderia contribuir para o vasto património histórico de Tomar.
Em relação ainda aos túneis, que poderá ou não estar interligado, em miúdo, juntamente com os meus amigos, percorríamos o Aqueduto dos Pegões desde o seu começo até ao tanque que desagua na Mata Nacional dos Sete Montes, entre este percurso, existiam várias entradas, desabadas pelo tempo e pelo clima, onde entrávamos nalgumas, mas que devido ao desabamento, tínhamos de recuar, mas dentro destes túneis, existiam uma espécie salas pequenas, mas amplas.
Agora pergunto: Se em Tomar já existe tanta obra, muitas sem sentido, porque não tentar recuperar estes túneis para tentar perceber ainda mais a sua função? Seria certamente uma mais valia para Tomar.
Vale a pena pensar nisto.

4 comentários:

  1. Olá amigo Luis
    Quanto aos túneis com as respectivas antecâmaras, saiba que são bastante comuns no nosso país.
    Também eu quando era mais novo percorri dezenas deles em vários locais e dei de caras com imensas surpresas. De alguns guardo ainda memória da emoção da descoberta. Fui recompensado pela temeridade própria da juventude com os objectos únicos e preciosos, encontrados nessas câmaras esquecidas do mundo. Guardo-os como verdadeiras relíquias.
    Por isso não compreendo por que não se dá mais atenção a estes vestígios do passado.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. Também não compreendo. Para além de ser um vestígio histórico importantíssimo, se estes túneis dispusessem das mínimas condições, poderiam-se na eventualidade, criar visitas guiadas.
    Mas a maioria da sociedade não pensa assim.

    Tudo de bom para os Guardiões!

    ResponderEliminar
  3. visitas guiadas dentro do túnel? só se for de gatas, ou a rastejar... querem os segredos que se escondem em Tomar? Procurem em céu aberto e não neste tipo de túneis... nada está tão bem escondido como estando à vista de todos! cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo anónimo
    Eu disse:
    "se estes túneis dispusessem das mínimas condições, poderiam-se na eventualidade"

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...