quinta-feira, 7 de agosto de 2008

REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 15 (3)

Quando a Nação se revoltou contra os franceses de Junot e se procurou reconstruir os meios de defesa e reorganizar a força pública que aquele General tinha aniquilado, a Junta de Campo Maior reorganizou o Regimento de Infantaria N.º 15 que assistiu ao ataque de Évora e após o desastre ali ocorrido retirou para Estremoz.
Terminada a 1.ª invasão francesa, o Regimento de Infantaria N.º 15 foi de novo organizado por decreto dos Governadores do Reino em 30 de Setembro de 1808, indo para Vila Viçosa.
Passado algum tempo é dada uma outra organização ao Exército, cujo comando foi confiado ao Marechal General inglês, Sir William Carr Beresford o qual transformou o nosso Exército numa força organizada e disciplinada, passando o Regimento de Infantaria N.º 15 a guarnecer a linha do Tejo entre Tomar e Torres Novas, na previsão de uma nova invasão.
Segue depois para Castelo Branco e daqui para Lamego onde recebeu os melhores elogios de Beresford.
É depois aquartelado em Braga e quando o General inglês, Sir Artur Wesllesley foi investido na chefia suprema dos Exércitos Aliados e fez ocupar por fortes destacamentos a linha do Tejo desde Alcântara, em Espanha, até Lisboa, o Regimento de Infantaria N.º 15 volta a guarnecer Tomar e Torres Novas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...