quarta-feira, 4 de junho de 2008

REGRAS DO BITAITES

Existem blogues onde realmente aprendemos sempre mais sobre a arte de blogar.
É o caso do Bitaites, qual já fiz referência no Tomar, a cidade. "A arte de blogar" escrito por Bitaites tem 11 regras para se escrever num blogue e quais acho estarem muito bem elaboradas.
Mas hoje o que me trouxe aqui foi as regras número 4 e 5, que diz o seguinte:

4 "A zona dos comentários não é tua, é dos teus visitantes. Não imponhas demasiadas regras, deixa as pessoas à vontade."

5 "Se te sentires ofendido com um comentário, não o apagues nem te faças de vítima: denuncia-o, colocando-o em destaque na página principal. Não é preciso, sequer, fazer juízos de valor: um troll fala por si e mostra mais do que suspeita. Portanto não receies a estupidez e a grosseria: são instrumentos que podes usar para marcar uma posição mais saudável. Para os verdadeiros atrasados mentais, aqueles que navegam no esterco e estão para além de qualquer possibilidade de redenção num blogue civilizado, modera-os, não lhes dês trela, trata-os como spam.
Por outro lado, um comentário pertinente que defende uma opinião contrária à tua não te põe em causa, enriquece o teu blogue. Junta-o ao teu post e promove o confronto de ideias."

O Sr. Bitaites que me desculpe mas estas são umas regras às quais não está a seguir o seu cumprimento, visto que para se comentar o dito Sr. impõe regras.

4 comentários:

  1. Não me parece, Luis. Ora leia lá outra vez: não impor demasiadas regras não significa não impor nenhuma.
    Se nunca escrevi que não se deve impor nenhuma regra, mas apenas que não se devem impor DEMASIADAS, por que razão não estou a seguir o que escrevi? O meu blogue tem apenas uma regra neste momento: registar-se para comentar.
    Com isto recompenso os visitantes regulares que comentam de boa fé, mesmo que seja para criticar, como é evidente, e dificulto a tarefa aos pára-quedistas que só comentam nos blogues para destilar ódio.

    ResponderEliminar
  2. Eu também concordo em relação aos "pára-quedistas". E sim, eu reli e está isso mesmo, que não se deve impor DEMASIADAS regras. Assumo que errei e por isso mesmo peço as minhas sinceras desculpas, mesmo sabendo que as desculpas não se lamentam, evitam-se.
    Mas há outra questão:
    Utilizando esse método não irá afastar alguns leitores assíduos do seu blogue?

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís, deixe estar. Apenas queria corrigir uma imprecisão, nem fiquei ofendido. Se todas as críticas fossem como as suas, ou seja, bem-intencionadas, a blogosfera era muito mais arejada do que é. A sério que não é necessário qualquer pedido de desculpas. Entendo perfeitamente que nem sempre podemos estar concentrados e ler tudo de fio a pavio.
    Quanto à sua pergunta, eu também pensava que sim - mas o que tem acontecido é o seguinte: os que sempre comentaram registaram-se e continuaram a comentar; os que nunca comentaram continuaram a ir ao blogue porque nunca tiveram necessidade de comentar; os que sentem que têm realmente alguma coisa de importante a dizer, registam-se. Também só é preciso fazer isso uma vez.
    O problema é que já tenho aquilo há mais de três anos. Já apanhei com cada cromo que sinceramente chega uma altura em que uma pessoa se cansa e sente alguma necessidade de impor travão ou até proteger-se.
    Mais uma vez obrigado por ter rectificado, não esperava e fiquei bastante sentido com a sua atitude.
    Tudo de melhor para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Paulo:

    Era o mínimo que poderia ter feito e fiz-lo por ser da minha natureza não criar mal-estar a ninguém, embora muitas vezes isso não seja possível por diversas razões. Além do mais há que assumir os nossos erros com dignidade assim como assumimos quando algo corre bem.
    Espero que continue a fazer o excelente trabalho no Bitaites como até aqui.
    Tudo de bom para si é o que lhe desejo.

    ResponderEliminar

Toda a informação aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...